Ourique

Classificar centro

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.00 (2 Votes)

252 KM DE TRILHOS
4 NÍVEIS DE DIFICULDADE
6 PERCURSOS - BTT XC

O Centro de Cycling de Ourique encontra-se localizado na vila de Ourique e apresenta 6 percursos de BTT XC  totalizando 252 km de trilhos maioritariamente rolantes e em caminhos rurais.


informação

  • A disponibilizar em breve

  • Informação a dispnibilizar em breve

  • Informação a disponibilizar em breve


mapa de localização


Equipamentos e serviços

  • Oficina Self-Service
  • Lavagem de Bicicletas Gratuita

  • WC
  • Painel Informativo

  • Alojamento Bike Friendly

  • Parque de Campismo

  • Turismo Rural

  • Restaurante

  • Café

  • Percursos Pedestres

  • Outras Atividades

mapa geral de percursos

percursos DE BTT XC

p51 verde

Percurso de BTT XC, com 20,1 quilómetros de extensão e 290 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo D - Baixo Alentejo Centro de Cycling de Ourique, localizado em Ourique. Percurso mais acessível do Centro de Cycling de Ourique e que percorre os caminhos rurais na envolvência da vila de Ourique. Os caminhos são largos, com bom piso em terra batida e semdesníveis pronunciados. O principal ponto de passagem é a Aldeia de Palheiros onde existemserviços de apoio como cafés e sanitários públicos. A paisagem é dominada pelos montados de sobro e azinheira, onde decorre a exploração tradicional de Porco Preto. Este percurso éparcialmente coincidente com outros percursos deste Centro de Cycling, com diferentes distânciase graus de dificuldade, permitindo optar por um trajeto diferente durante a atividade.

Distância: 20,1 km

Tempo: 1h30-2h00

Desnível Acumulado: 120 m

p52 azul

Percurso de BTT XC, com 29,9 quilómetros de extensão e 290 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo D - Baixo Alentejo no Centro de Cycling de Ourique, localizado em Ourique. Percurso com dificuldade moderada que percorre uma das zonas mais planas do concelho, com paisagens abertas e dominadas pelo montado esparso de sobro e azinheira. O grau de dificuldade é atribuído essencialmente pela distância percorrida, pois os caminhos rurais são largos e com bom piso, sem declives acentuados e com grande fluidez ao longo da paisagem. O principal ponto de passagem é a aldeia dos Grandaços, onde existem serviços de apoio como cafés, fonte e sanitários públicos. Este percurso é parcialmente coincidente com outros percursos deste Centro de Cycling, com diferentes distâncias e graus de dificuldade, permitindo optar por um trajeto diferente durante a atividade.

Distância: 29,8 km

Tempo: 1h45-2h00

Desnível Acumulado: 240 m

p53 azul

Percurso de BTT XC, com 36.1 quilómetros de extensão e 450 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo D - Baixo Alentejo no Centro de Cycling de Ourique, localizado em Ourique. Percurso com dificuldade moderada por caminhos rurais, com paisagem dominada pelo montado de sobro e azinheira. O grau de dificuldade é atribuído essencialmente pela distância percorrida, pois os caminhos são largos e com bom piso, sem declives acentuados e com grande fluidez ao longo da paisagem. Os principais pontos de passagem são o sítio arqueológico do Castro da Cola, localizado junto ao rio Mira e à Barragem de Santa Clara, e a Aldeia de Palheiros. No Castro da Cola existe um restaurante e um Centro Interpretativo de visita recomendada e na Aldeia de Palheiros existem serviços de apoio como cafés e sanitários públicos. Este percurso é parcialmente coincidente com outros percursos deste Centro de Cycling, com diferentes distâncias e graus de dificuldade, permitindo optar por um trajeto diferente durante a atividade.

Distância: 35,9 km

Tempo: 2h30-3h00

Desnível Acumulado: 192 m

p54 vermelho

Percurso de BTT XC, com 46,1 quilómetros de extensão e 640 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo D - Baixo Alentejo do Centro de Cyclin' de Ourique, localizado em Ourique. Percurso com dificuldade elevada por caminhos rurais, com paisagem dominada pelo montado de sobro e azinheira na zona do “campo” e pelos extensos matagais mediterrânicos na zona mais a sul e de influência serrana. O grau de dificuldade é atribuído essencialmente pela distância percorrida e pelo desnível acumulado, pois os caminhos são largos e na generalidade com bom piso. Existem alguns declives mais desafiantes, mas sempre com grande fluidez ao longo da paisagem. Os principais pontos de passagem são o sítio arqueológico do Castro da Cola, localizado junto ao rio Mira e à Barragem de Santa Clara, e a Aldeia de Palheiros. No Castro da Cola existe restaurante e um Centro Interpretativo de visita recomendada e na Aldeia de Palheiros existem serviços de apoio como cafés e sanitários públicos. O percurso atravessa por duas vezes o leito do rio Mira, sendo que esta travessia poderá encontrar-se condicionada em períodos de maior caudal. Este percurso é parcialmente coincidente com outros percursos deste Centro de Cycling, com diferentes distâncias e graus de dificuldade, permitindo optar por um trajeto diferente durante a atividade. Além disso, este percurso permite também a ligação ao Centro de Cycling de Almodôvar, sendo parcialmente coincidente com um dos seus percursos.

Distância: 45,9 km

Tempo: 2h30-3h00

Desnível Acumulado: 560 m

p55 vermelho

Percurso de BTT XC, com 54,9 quilómetros de extensão e 685 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo D - Baixo Alentejo do Centro de Cyclin' de Ourique, localizado em Ourique. Percurso de dificuldade elevada que segue por caminhos rurais, com paisagem dominada pelo montado de sobro e azinheira, e que contorna a Albufeira do Monte da Rocha. O grau de dificuldade é atribuído essencialmente pela distância percorrida e pelo desnível acumulado , pois os caminhos são largos e, na generalidade, com bom piso. Existem alguns declives mais desafiantes, mas sempre com grande fluidez ao longo da paisagem. Os principais pontos de passagem são a aldeia de Garvão, onde existem vários cafés e outros serviços de apoio, e o paredão da albufeira do Monte da Rocha que é atravessado pelo percurso. Este percurso é parcialmente coincidente com outros percursos deste Centro de Cycling, com diferentes distâncias e graus de dificuldade, permitindo optar por um trajeto diferente durante a atividade.

Distância: 54,6 km

Tempo: 3h00-4h00

Desnível Acumulado: 491 m

p56 preto

Percurso de BTT XC, com 68,8 quilómetros de extensão e 990 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo D - Baixo Alentejo no Centro de Cycling de Ourique, localizado em Ourique. Percurso de dificuldade muito elevada que segue por caminhos rurais, com paisagem dominada pelo montado de sobro e azinheira na zona do “campo” e pelos extensos matagais mediterrânicos na zona mais a sul e de influência serrana. É um percurso bastante exigente, indicado para quem procura um grande desafio. O grau de dificuldade é atribuído essencialmente pela distância percorrida e pelo elevado desnível acumulado, pois os caminhos são na generalidade largos e com bom piso. Existem alguns declives mais desafiantes, principalmente na zona serrana, mas quases empre com grande fluidez ao longo da paisagem. Os principais pontos de passagem são o sítio arqueológico do Castro da Cola, localizado junto ao rio Mira e à Barragem de Santa Clara, a aldeia de Santana da Serra e a Aldeia de Palheiros. No Castro da Cola existe um restaurante e um Centro Interpretativo de visita recomendada e em Santana da Serra e Aldeia de Palheiros existem serviços de apoio como cafés, restaurantes e sanitários públicos. O percurso atravessa por duas vezes o leito do rio Mira e percorre a paisagem serrana mais declivosa da zona sul do concelho. A travessiado rio poderá encontrar-se condicionada em períodos de maior caudal. Este percurso é parcialmente coincidente com outros percursos deste Centro de Cycling, com diferentes distâncias e graus de dificuldade, permitindo optar por um trajeto diferente durante a atividade. Além disso, este percurso permite também a ligação ao Centro de Cycling de Almodôvar, sendo parcialmentecoincidente com um dos seus percursos

Distância: 68,8 km

Tempo: 5h00- 6h00

Desnível Acumulado: 990 m

Parceiros institucionais

Pesquisar

Contactos FPC

  • Rua de Campolide, 237
    1070-030 Lisboa
  • (+351) 213 802 140
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletter