Serra D'Ossa - Rio de Moinhos

Classificar centro

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 0.00 (0 Votes)

223 KM DE TRILHOS
4 NÍVEIS DE DIFICULDADE
5 PERCURSOS - GRAVEL
1 PERCURSO - BTT XC

O Centro de Cycling de Serra D'Ossa - Rio de Moinhos encontra-se localizado na aldeia de Rio de Moinhos, concelho de Borba.

Daqui partem cinco percursos de gravel com os quatro niveis de dificuldade e um percurso vermelho de BTT- XC, totalizando cerca de 213 km.


informação

  • A disponibilizar em breve

  • Informação a dispnibilizar em breve

  • Informação a disponibilizar em breve


mapa de localização


Equipamentos e serviços

  • Oficina Self-Service
  • Lavagem de Bicicletas Gratuita

  • WC
  • Painel Informativo

  • Alojamento Bike Friendly

  • Parque de Campismo

  • Turismo Rural

  • Restaurante

  • Café

  • Percursos Pedestres

  • Outras Atividades

mapa geral de percursos

percursos DE GRAVEL

p11 verde GRAVEL

Percurso de gravel, com 7.8 quilómetros de extensão e 100 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo C - Serra d'Ossa no Centro de Cycling de Serra d'Ossa, localizado em Borba. Percurso circular que sai em direção à serra pelo lado nascente da ribeira por entre vinhas de eucalipto. Travessa a ribeira e vira à direita para entrar na Aldeia de São Gregório com o seu tradicional casario branco. Aqui, segue pelas vinhas até chegar ao alcatrão. Vira à esquerda, passa pela Quinta do Zambujeiro e logo vira à direita para contornar a quinta e entrando em Rio de Moinhos por Norte, junto à Escola EB1 de Rio de Moinhos.

Distância: 7,8 km

Tempo: 0h45-1h00

Desnível Acumulado: 100 m

p12 azul Gravel

Percurso de Gravel, com 17,44 quilómetros de extensão e 240 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo C - Serra d'Ossa no Centro de Cycling de Serra d'Ossa, localizado em Borba. Percurso circular que acompanha o percurso 11 nos primeiros 5.5km. Inicia-se pela zona sul de Rio de Moinhos passando o ribeiro e visitando a modesta Aldeia de São Gregório. Segue pelo vinhedo e, depois da Quinta do Zambujeiro, vira à direita e segue em direção à Nora, onde encontra alguns serviços de apoio. Depois vira à direita e segue pelo olival, passando Barro Branco para ir em direção a Rio de Moinhos, onde chega à porta de entrada pelo lado de Borba.

Distância: 17,4 km

Tempo: 1h30-2h00

Desnível Acumulado: 192 m

p13 vermelho Gravel

Percurso de gravel, com 39,5 quilómetros de extensão e 305 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo C - Serra d'Ossa do Centro de Cyclin' de Serra D'Ossa, localizado em Rio de Moinhos. O percurso sai do centro e segue à direita acompanhando os percursos sinalizados. Segue sempre pela esquerda em alcatrão até ao cruzamento com a indicação da Serra D’Ossa, onde vira à esquerda e segue por terra batida por entre vinhas e depois por eucaliptal. Ao fim, vira à direita, passa a ribeira e volta à direita no alcatrão por alguns metros antes de virar em direção à Aldeia de São Gregório. Contorna a capela à direita e segue pela vinha até à Rua das Tapadas que vai apanhar em direção a Estremoz, para a esquerda. Vira à direita a seguir à Quinta do Zambujeiro, passa a Casas Novas e retorna à estrada indo depois apanhar a estrada que liga Alandroal a Estremoz e continua para a esquerda para Estremoz. Segue por alcatrão por cerca de 6.5 km e vira à esquerda por estradão de terra para ir ligar à N318 que acompanha até Estremoz. Vai atravessar Estremoz passando o Rossio. Segue para Norte em direção a Portalegre e logo ao passar a placa de fim de localidade vira à direita no olival em terra batida. Por aqui, segue em estradões de acesso a propriedades até chegar aos Arcos. Nos Arcos segue para o cemitério e, continuando a estrada, vai depois chegar N4 que vai acompanhar por 700m antes de sair para um caminho de terra batida à direita. Vira logo à esquerda, onde vai passar por baixo da autoestrada e vira depois à direita em alcatrão por 800m até voltar novamente à esquerda acompanhando o percurso azul por entre olival. Passando Barro Branco, vira à direita e apanha a estrada até à rotunda que o leva a Rio de Moinhos.

Distância: 39,4 km

Tempo: 2h30-3h00

Desnível Acumulado: 295 m

p14 vermelho Gravel

Percurso de gravel, com 52,7 quilómetros de extensão e 560 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo C - Serra D'Ossa do Centro de Cyclin' Serra D'Ossa, localizado na aldeia Rio de Moinhos. Percurso circular que liga Rio de Moinhos e Estremoz. Sai do centro em direção à serra acompanhando os percursos sinalizados. Depois do ribeiro, vira à esquerda para a serra onde vai progredir por caminhos mais técnicos, até à Herdade do Burrazeiro que faz limite com o concelho de Estremoz. Vai depois por alcatrão em direção à Gloria, seguindo por estradas secundárias até à N381 que vai atravessar para ir entrar em Estremoz vindo de Oeste. Em Estremoz o percurso segue em ambiente urbano e à saída volta em direção a Borba por estradões de acesso a propriedades. Aqui a paisagem é dominada pelo olival e vinhas. Chegando à Nave, acompanha de novo o percurso azul de volta ao centro.

Distância: 52,7 km

Tempo: 3h00-4h00

Desnível Acumulado: 491 m

p15 preto Gravel

Percurso de gravel, com 79,94 quilómetros de extensão e 1080 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo C - Serra d'Ossa no Centro de Cycling de Serra d'Ossa, localizado em Borba. Percurso circular de dificuldade elevada que liga Rio de Moinhos a Estremoz por estradas secundárias e maioritariamente em estradões de terra batida. Retorna para Borba por São Bento de Ana Loura ladeando pequenas propiedades agrícolas e algumas zonas de montado. Atravessa a localidade de Borba e volta depois ao Centro de Cycling passando a Barro Branco.

Distância: 79,6 km

Tempo: 5h00- 6h00

Desnível Acumulado: 843 m

percursos DE BTT XC

p22 vermelho BTT XC

Percurso de BTT XC, com 16 quilómetros de extensão e 280 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo C - Serra D'Ossa do Centro de Cyclin' Serra D'Ossa, localizado na aldeia de Rio de Moinhos. Percurso BTT-XC que apesar de curto, pelas suas características técnicas assume o nível de dificuldade vermelho. O percurso sai de Rio de Moinhos em direção à serra, acompanhando os percursos de gravel sinalizados. Depois segue para a serra onde circula na vertente Este com uma excelente vista para todo o sopé da serra. Volta depois até à Herdade do Burrazeiro e acompanha novamente, mais adiante, os percursos sinalizados de volta ao Centro de Cycling.

Distância: 16 km

Tempo: 1h30-2h00

Desnível Acumulado: 244 m

Parceiros institucionais

Pesquisar

Contactos FPC

  • Rua de Campolide, 237
    1070-030 Lisboa
  • (+351) 213 802 140
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletter