Serra D'Ossa - Porta de Freixo

Classificar centro

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (1 Vote)

387 KM DE ESTRADAS
4 NÍVEIS DE DIFICULDADE
6 PERCURSOS - ESTRADA

O Centro de Cycling de Serra D'Ossa - Porta de Freixo situa-se na antiga escola primária do Freixo, no concelho de Redondo (com bike station ainda inativa), atual centro interpretativo de onde partem seis percursos de estrada que percorrem os três concelhos: um verde, dois azuis, um vermelho e dois pretos.

Esta rede contabiliza 387 km's de percursos, dos quais 130 km's são sinalizados.

informação

• A disponibilizar em breve

• Informação a dispnibilizar em breve

• Informação a disponibilizar em breve

mapa de localização

mapa geral de percursos

percursos

p1 verde ESTRADA

Percurso mais fácil da porta de entrada do Freixo, com suaves subidas, típicas do Alentejo. Segue até ao Freixo onde encontra vários pontos de apoio como cafés, sanitários e restaurante. Sai da vila e segue até à N254, estrada mais movimentada por onde passam os percursos. Sendo a principal ligação a Évora, é utilizada diariamente pelos locais e pelos veículos pesados que trazem e levam produtos das indústrias locais como o vinho e o azeite. À entrada do Redondo podemos avistar a praça de touros coberta que marca a paisagem, e os grandes depósitos cilíndricos de armazenamento, pertencentes à empresa AZAL – Azeites do Alentejo. Vira depois à esquerda para voltar à porta de entrada do Freixo. O percurso é coincidente com os percursos 2 e 3.

Distância: 26,1 km

Tempo: 1h30- 2h30

Desnível Acumulado: 220 m

p2 azul ESTRADA

Percurso circular que segue para o Freixo onde encontra vários serviços de apoio. Segue para sul, e à esquerda vai apanhar a N254 em direção a Redondo. Vira depois à direita em direção a Santa Susana. Mais adiante, vira à esquerda numa estrada estreita com alcatrão velho, passa a Ribeira do Alcorovisco e segue pelo meio das propriedades até à N381 que vem do Montoito. Segue pela esquerda e vai apanhar depois a Estrada dos Foros de onde vêm os percursos 3, 5 e 6.

Distância: 33,7 km

Tempo: 2h00-2h30

Desnível Acumulado: 275 m

p3 azul ESTRADA

Percurso em forma de raquete que sai em direção ao Redondo. Contorna o Redondo pela direita e segue para Oeste em direção a Évora e voltar a virar em direção a Santa Susana. Em Santa Susana existem cafés e sanitários. Saindo de Santa Susana, passa a ponte e 4.3 km depois vira à esquerda em direção a Montoito. Aqui a paisagem é dominada pelas culturas de regadio. O percurso vai passar o Castelo de Valongo que fica no alto e no meio de vinhas. Passa a Montoito e Aldeias de Montoito onde se encontram alguns serviços. Segue depois por Casas Novas de Marés e Pias seguindo dai em direção a Santiago Maior. Cerca de 8.8 km adiante o percurso vira para Foros da Fonte Seca para ir por dentro da aldeia passando a Taberna do Pateiro onde vira à direita e segue para Norte até ao Redondo. Chegando a Redondo vira à direita passando o Mercado Municipal, junto do castelo e do Museu do Barro. Segue daqui passando o Intermarché, vira à esquerda e novamente à direita na rotunda dos bombeiros e segue de volta ao seu início.

Distância: 68,2 km

Tempo: 3h30-4h00

Desnível Acumulado: 610 m

p4 vermelho ESTRADA

Percurso circular que sai em direção a Évora Monte desde o Ecomuseu, passando junto à Aldeia do Freixo, seguindo para Estremoz pela N4. Não chegando a entrar em Estremoz, passa o Bairro do Operário, onde encontra já alguns pontos de apoio, e retorna em direção à Serra D’Ossa atravessando-a. Já do outro lado, a descer, vai passar à porta do Convento de São Paulo numa série de curvas e contracurvas por entre a vegetação autóctone da serra, sendo este o lado da serra que ainda mantém mais espécies originais. Passa a Aldeia da Serra onde encontra a porta de entrada da Aldeia da Serra do Centro de Cycling da Serra D’Ossa de onde saem os percursos de BTT-XC. Segue depois até o Redondo para voltar à porta de entrada, situada junto ao Ecomuseu.

Distância: 64,4 km

Tempo: 3h30-4h00

Desnível Acumulado: 670 m

p5 preto ESTRADA

Percurso em forma de raquete que sai da porta de entrada do Freixo em direção ao Redondo para ir apanhar a estrada que passa a serra em direção a Estremoz. Passa a Aldeia da Serra junto à porta de entrada e segue serra acima por entre vegetação autóctone. Passa à porta do Convento de São Paulo e continua até ao alto, onde as paisagens são únicas e pode-se avistar algumas centenas de quilómetros adiante. Depois desce para Estremoz, mas ao km 25 vira à esquerda em direção à Glória. Passa a Igreja de Nossa Senhora da Glória e segue até à estrada principal. Aqui, vira à direita e segue mais cerca de 2 km para virar novamente à direita em direção a Rio de Moinhos. O percurso passa junto da Quinta do Zambujeiro, e logo adiante vira à esquerda, passa o ribeiro e sobe Rio de Moinhos até à porta de entrada do Centro de Cycling. Segue depois até Alandroal pelo centro da vila, segue para Terena e vai até à Aldeia dos Orvalhos. Pouco adiante volta para o Redondo e à entrada dos Foros da Fonte Seca vira para dentro da aldeia que passa em direção a Norte para o Redondo. Chegando ao Redondo, acompanha os percursos 2, 3 e 6 pelo Mercado Municipal, castelo e Museu do Barro antes de retornar à porta de entrada do Freixo.

Distância: 88,4 km

Tempo: 4h00- 5h00

Desnível Acumulado: 780 m

p6 preto ESTRADA

Percurso circular que anda à volta da serra. O percurso inicia-se em direção a Évora Monte, passa depois a Estremoz e volta para sul em direção a Rio de Moinhos, ligando os 3 concelhos. Depois segue até ao Alandroal, Terena, Hortinhos e Aldeia dos Orvalhos antes de voltar ao Redondo acompanhando os restantes percursos na passagem à vila pelo mercado, castelo e Museu do Barro antes de voltar à porta de entrada do Freixo.

Distância: 105 km

• Rua de Campolide, 237
    1070-030 Lisboa
  • (+351) 213 802 140
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.