Chamusca - Arripiado

Classificar centro

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.41 (55 Votes)

302 KM DE TRILHOS 
4 NÍVEIS DE DIFICULDADE
7 PERCURSOS BTT XC

O centro de Cycling do Arripiado – Chamusca está localizado no centro do Arripiado, a Sul do Tejo e conta com uma porta de entrada principal com todas as valências de um centro de cycling, sanitários, balneários e estação de serviço para lavagem e pequenas reparações e uma porta secundária na vila da Chamusca em frente ao mercado municipal.

A rede aqui apresentada na vertente BTT – XC teve em conta os agentes e clubes locais, integrando a passagem nos locais mais emblemáticos do território para a prática desta modalidade. Contando com sete percursos e uma ligação, com um total de 362 Km.


informação

  • A disponibilizar em breve

  • Informação a dispnibilizar em breve

  • Informação a disponibilizar em breve


mapa de localização


Equipamentos e serviços

  • Oficina Self-Service
  • Lavagem de Bicicletas Gratuita

  • WC
  • Painel Informativo

  • Alojamento Bike Friendly

  • Parque de Campismo

  • Turismo Rural

  • Praia Fluvial

  • Restaurante

  • Café

  • Percursos Pedestres

  • Outras Atividades

mapa geral de percursos

percursos DE BTT XC

p1 verde

Percurso de BTT XC, com 11,5 quilómetros de extensão e 50 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo B - Ribatejo no Centro Centro de Cycling do Arripiado - Chamusca, localizado na aldeia do Arripiado. Percurso mais acessível do Centro de Cycling do Arripiado - Chamusca que percorre os caminhos agrícolas na envolvência na margem esquerda do Rio Tejo. Os caminhos são largos, com bom piso em terra batida e sem desníveis pronunciados. A paisagem é dominada pelos campos de cultivo e pelo Rio Tejo. Este percurso é parcialmente coincidente com outros percursos do centro, com diferentes distâncias e graus de dificuldade, permintindo optar por um trajeto diferente durante a atividade.

Distância: 11,5 km

Tempo: 1h00- 1h30

Desnível Acumulado: 44 m

p2 azul

Percurso de BTT XC, com 22,4 quilómetros de extensão e 170 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo B - Ribatejo no Centro Centro de Cycling do Arripiado - Chamusca, localizado na aldeia do Arripiado. Percurso de dificuldade moderado do Centro de Cycling do Arripiado - Chamusca que percorre os caminhos agrícolas na envolvência da margem esquerda do Rio Tejo e que cruza as localidades de Pinheiro Grande e Carregueira onde é possível encontrar diversos locais de apoio (pontos de água, cafés, etc) bem como desvendar um pouco do que é a paisagem Ribatejana. Os caminhos são na sua maioria caminhos agriculas largos em terra batida, circulando por algumas estradas asfaltadas de baixo trafego automóvel ao curzar as localidades.

Distância: 22,4 km

Tempo: 2h00-2h30

Desnível Acumulado: 139 m

p3 vermelho

Percurso de BTT XC, com 27,2 quilómetros de extensão e 300 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo B - Ribatejo no Centro Centro de Cycling do Arripiado - Chamusca, localizado na aldeia do Arripiado. Percurso de dificuldade díficil do Centro de Cycling do Arripiado - Chamusca que percorre os montados do Ribatejo, a sul do Tejo, onde o sobreiro e o eucalipto são pedrominantes. O grau de dificuldade é atribuído essencialmente pela distância percorrida, visto que os caminhos usados são na sua maioria largos, passando pequenos troços em trilhos mais técnicos. O piso é maioritariamente de terra batida e o traçado apresenta diversos desníveis. Os principais pontos de passagem são as lagoas e a represa do Covão do Redondo, passando também na localidade da Carregueira onde pode usufruir de diversos serviços de apoio como cafés, restaurantes tipicos, fonte e sanitários públicos.

Distância: 27,1 km

Tempo: 2h00-2h30

Desnível Acumulado: 233 m

p4 vermelho

Percurso de BTT XC, com 22 quilómetros de extensão e 370 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo B - Ribatejo no Centro Centro de Cycling do Arripiado - Chamusca, localizado na aldeia do Arripiado. Percurso de dificuldade difícil do Centro de Cycling do Arripiado - Chamusca, considerado o ex-libris de todos os percursos. É considerado um dos melhores percursos por passar em caminhos algo técnicos e em locais de enorme beleza natural, percorrendo o vale da Foz que o leva ao Tejo. O grau de dificuldade é atribuído essencialmente pela exigência técnicas dos caminhos que utiliza, visto que alguns locais apresentam algumas passagens mais técnicas. Os principais pontos de interesse são a Ribeira da Foz e a estação de Biodiversidade da Ribeira da Foz bem como a passagem junto ao rio Tejo, onde alguns quilómetros proporcionam uma vista fantástica sobre o rio, e do belo castelo de Almourol do outro lado do rio.

Distância: 22 km

Tempo: 2h00-2h30

Desnível Acumulado: 326 m

p5 vermelho

Percurso de BTT XC, com 45,8 quilómetros de extensão e 380 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo B - Ribatejo no Centro Centro de Cycling do Arripiado - Chamusca, localizado na aldeia do Arripiado. Percurso de dificuldade difícil do Centro de Cycling do Arripiado - Chamusca que percorre caminhos agrícolas, cruza a localidade da Carregueira para Sul, e passa pelos vales e os montes do Ribatejo onde o sobreiro e o eucalipto dominam. Os caminhos são na sua maioria largos, passando por pequenos troços em trilhos mais técnicos, o piso é maioritariamente de terra batida e o traçado apresenta diversos desníveis.

Distância: 45,8 km

Tempo: 4h00-4h30

Desnível Acumulado: 317 m

p6 preto

Percurso MTB XC, com mais de 107,9 quilômetros de extensão e 1000 m de altura acumulada positiva. Com início e fim no "Polo B - Ribatejo no Centro de Ciclismo do Arripiado - Chamusca", situado na freguesia do Arripiado. Percurso de muito elevado nível de qualificação do Centro Ciclista do Arripiado - Chamusca, atribuído principalmente pela sua distância (107,9 km), altura acumulada positiva e pelas áreas mais técnicas que se encontram em alguns troços do percurso. Os principais pontos de passagem são a vila da Chamusca, onde existem vários pontos de interesse (igreja matriz; miradouro; jardim municipal) e de apoio (cafés; restaurantes; alojamentos; etc). Este percurso, pela sua extensão, passa também por outras localidades como Vale Cavalos, Chouto e Semideiro onde encontra vários pontos de apoio. Caracteriza-se também por passar por diferentes tipos de paisagem, desde a serra do Ribatejo onde predomina o sobreiro, bem como outras zonas florestais de produção de eucalipto e na zona junto ao Tejo, onde existem várias zonas agrícolas.

Distância: 107,9 km

Tempo: 8h00- 9h30

Desnível Acumulado: 843 m

p7 vermelho

Percurso de BTT XC, com 69,4 quilómetros de extensão e 570 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo B - Ribatejo no Centro Centro de Cycling do Arripiado - Chamusca, localizado na vila de Chamusca. Percurso de dificuldade difícil do Centro de Cycling do Arripiado – Chamusca, atribuída maioritariamente devido à sua distância e desnível. Os principais pontos de passagem são nas localidades de Vale Cavalos, Chouto e Semideiro onde pode encontrar diversos pontos de apoio. Caracteriza-se também por passar em locais com diferentes tipos de paisagem, desde os montados ribatejanos onde predomina o sobreiro, bem como outras zonas florestais e zonas de cultivo.

Distância: 69,4 km

Tempo: 6h00-6h30

Desnível Acumulado: 442 m

Ligação CCP Coruche

Percurso de ligação, com 30 quilómetros de extensão e 260 m de desnível acumulado de subida. Início no Centro de Cycling do Arripiado - Chamusca e fim no Centro de Cycling da Erra-Coruche. Este é um percurso de ligação que permite unir a rede de percursos do Centro de Cycling do Arripiado – Chamusca com a rede do Centro de Cycling da Erra – Coruche através de uma junção entre os percursos pretos destes dois centros. É um percurso com 30 quilómetros que é possível realizar em ambos os sentidos, utilizando maioritariamente caminhos rurais de terra batida. O principal ponto de passagem é na localidade da Parreira onde tem vários pontos de apoio.

Distância: 30 km

Tempo: 2h00-2h30

Desnível Acumulado: 203 m

Parceiros institucionais

Pesquisar

Contactos FPC

  • Rua de Campolide, 237
    1070-030 Lisboa
  • (+351) 213 802 140
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletter