Castelo de Vide / Marvão - Porta de Beirã

Classificar centro

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (1 Vote)

280 KM DE TRILHOS 
4 NÍVEIS DE DIFICULDADE
7 PERCURSOS GRAVEL

O Centro de Cycling de Reguengo/Portalegre localiza-se na freguesia de Reguengo, com a sua porta de entrada junto das piscinas municipais.

O centro está equipado com uma estação de reparação e lavagem de bicicletas e wc’s/balneários.

A rede é composta por 7 percursos de Gravel: 1 de dificuldade verde, 2 de dificuldade azul, 2 vermelhos e 2 pretos, que totalizam 289 km de rede, dos quais 61 km são sinalizados.


informação

  • A disponibilizar em breve

  • Informação a dispnibilizar em breve

  • Informação a disponibilizar em breve


mapa de localização


Equipamentos e serviços

  • Oficina Self-Service
  • Lavagem de Bicicletas Gratuita

  • WC
  • Painel Informativo

  • Alojamento Bike Friendly

  • Parque de Campismo

  • Turismo Rural

  • Praia Fluvial

  • Restaurante

  • Café

  • Percursos Pedestres

  • Outras Atividades

mapa geral de percursos

percursos DE GRAVEL

p31 verde GRAVEL

Percurso de Gravel, com 12,7 quilómetros de extensão e 195 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo A - S. Mamede do Centro de Cyclin' de Reguengo, localizado na vila de Reguengo. Percurso em forma de raquete, 100 % em alcatrão. Circula no sopé da serra com suaves declives sempre com uma excelente vista para toda a encosta e por entre propriedades agrícolas e de pastoreio.

Distância: 12,8 km

Tempo: 1h00- 1h30

Desnível Acumulado: 164 m

p32 azul GRAVEL

Percurso de Gravel, com 20,96 quilómetros de extensão e 315 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo A - S. Mamede do Centro de Cyclin' de Reguengos, localizado na vila do Reguengo. Percurso circular pela zona Sul de Portalegre. Inicia-se por entre pequenas propriedades agrícolas em estradas alcatroadas de baixo volume de tráfego. Ao afastar-se segue por caminhos de terra batida entre sobros e azinheiras com a prática do pastoreio em regime extensivo. Ao voltar passa à zona industrial do Joinal e soube depois em direção ao Reguengo passando a Assentos.

Distância: 21 km

Tempo: 1h30-2h30

Desnível Acumulado: 292 m

p33 azul GRAVEL

Percurso de Gravel, com 28,1 quilómetros de extensão e 445 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo A - S. Mamede do Centro de Cyclin' de Reguengos, localizado na vila do Reguengo. Percurso circular coincidente nos primeiros 7.4km com percurso 31 e nos últimos 12.2km com o percurso 32. Circula no sopé da serra e na zona sul de Portalegre. Inicia-se por entre pequenas propriedades agrícolas nas imediações da cidade, mas rapidamente está entre sobreiros, azinheiras e oliveiras que fornecem sombra e algum alimento para o pastoreio. O percurso passa pela Nave Longa, S. Tiago, Outeiro do Alho, Joinal, Assentos e volta ao Reguengo.

Distância: 28 km

Tempo: 2h00-2h30

Desnível Acumulado: 391 m

p34 vermelho GRAVEL

Percurso de gravel, com 21,9 quilómetros de extensão e 545m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo A - S. Mamede do Centro de Cyclin'de Reguengo, Portalegre, localizado na aldeia do Reguengo. Percurso circular, que apesar de curto apresenta alguma inclinação. Este percurso liga 3 piscinas públicas do concelho. Com várias subidas e descidas a primeira piscina, por onde passa, é a da Ribeira de Nisa, por volta do km 8. Segue, passando pelo Areeiro de Cima, onde vira à esquerda para passar na piscina da Quinta da Saúde. Saindo daqui o percurso segue por azinhagas e estradões de terra batida até desembocar na azinhaga do Carvoeiro, retomando à estrada que o leva de volta à Piscina do Reguengo, junto ao Centro de Cycling.

Distância: 21 km

Tempo: 2h00-2h30

Desnível Acumulado: 488 m

p35 vermelho GRAVEL

Percurso de Gravel, com 52,5 quilómetros de extensão e 1220 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo A - São Mamede do Centro de Cyclin' de Reguengo - Portalegre, localizado no Reguengo. Percurso circular que sai em direção à serra, seguindo por alcatrão até ao alto da Serra de São Mamede e descendo depois para o lado Este, passando a Monte Sete seguindo aqui para sul, atravessa a Teixinha e Sobral e em Soverete vira à direita em direção a Alegrete. Em Alegrete o percurso segue para Norte por caminhos rurais e de terra batida pelo meio da serra. Mais adiante ao encontrar a N517-4 o percurso encontra trilhos de classificação azul e segue um deles até ao Centro de Cycling do Reguengo. Vai atravessar a M517, apanha a M1148 e vira à direita em estradão de terra batida que nos leva à N246. Aqui atravessa-a para seguir paralelo até ao Joinal, regressando em ambiente urbano ao Centro de Cycling.

Distância: 52,5 km

Tempo: 4h30-5h30

Desnível Acumulado: 1138 m

p36 preto GRAVEL

Percurso de Gravel, com 81,7 quilómetros de extensão e 1700 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo A - S. Mamede do Centro de Cyclin' de Reguengos, localizado na vila do Reguengo. Corresponde ao percurso mais longo da rede e de dificuldade elevada. Inicia-se para o Alto da Serra de São Mamede e depois retorna ao sopé do outro lado, onde segue à esquerda para Norte em direção a Porto Espada. Aqui sobe à Serra da Selada para a atravessar em direção a Portagem. Em Portagem encontram-se já percursos da rede de cycling de Castelo de Vide e Marvão. O percurso segue depois até Carreiras por caminhos rurais de terra e alcatrão em estado degradado de conservação. Em Carreiras sai para sul e vira à direita na Rua do Cigano depois da fonte. Chegando ao cruzamento vira à esquerda e segue em terra batida até Fonte de Sapo. Em situação de chuva o terreno aqui fica mais pesado e difícil progressão. O percurso atravessa a N246 e segue de forma quase paralela até à Peninha. Na Peninha o percurso segue a N18 para ir subir à Capela da Nossa Senhora da Penha. Segue depois para os Fortios, faz um pequeno loop e retoma o estradão levando-o à Ermida do Nosso Senhor Jesus dos Aflitos. Continua por esta estrada para depois virar à esquerda e ir dar à praça de touros de Portalegre. Segue depois pela estrada por trás do Instituto Politécnico de Portalegre até atravessar o IP2 e seguir depois em meio urbano até ao Centro de Cycling.

Distância: 81 km

Tempo: 8h00- 9h00

Desnível Acumulado: 1461 m

p37 preto GRAVEL

Percurso de Gravel, com 65,58 quilómetros de extensão e 1705 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo A - S. Mamede do Centro de Cyclin' de Reguengos, localizado na vila do Reguengo. Percurso em forma de raquete de dificuldade elevada, apresentando alguma altimetria, com pendentes difíceis, pelo que se sugere a sua utilização por ciclistas experientes, com boa preparação física. O percurso vai ao alto da Serra de São Mamede, continua para Este e segue depois para sul junto à fronteira com Espanha, passando em Barrocão e São Julião. Passa à Cabroeira de Baixo e mais adiante vira à esquerda para Besteiros em terra batida e segue até aos Mosteiros onde encontra o percurso preto da rede de percursos do Centro de Cycling de Arronches. Segue então até Alegrete, sobe a calçada e atravessa Alegrete, e segue coincidente com o percurso 4 em terra batida de volta à M522-2. Vira à direita para o alto da serra e segue até encontrar o início do percurso que o leva de volta ao Centro de Cycling do Reguengo.

Distância: 65 km

Tempo: 7h00- 8h00

Desnível Acumulado: 1520 m

Parceiros institucionais

Pesquisar

Contactos FPC

  • Rua de Campolide, 237
    1070-030 Lisboa
  • (+351) 213 802 140
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletter