Guarda

Classificar centro

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (1 Vote)

510 KM DE TRILHOS
4 NÍVEIS DE DIFICULDADE
9 PERCURSOS BTT XC / 2 PERCURSOS ESTRADA

Uma das particularidades do Centro Cylin’ Portugal da Guarda é o facto de, conforme a direção que escolher, proporcionar-lhe sensações e leituras da paisagem distintas. Se for para leste, terá a oportunidade de conhecer o vasto planalto beirão, desfrutando de percursos relativamente fáceis. Se optar pelos percursos da zona montanhosa a oeste, já dentro dos limites do Parque Natural da Serra da Estrela e do Estrela Geoparque, conte com um nível de exigência física maior. Em suma, não espere menos do que um território de contrastes e com um vasto património natural de reconhecida qualidade paisagística e ambiental.

Mas por onde começar a jornada? A partir da porta principal, localizada no Parque Urbano do Rio Diz da cidade da Guarda (Guarda Gare), ou da porta secundária, situada na Praia Fluvial da Albufeira do Caldeirão.

A partir de uma desses portais abertos às entranhas da natureza, aguardam-no onze percursos – nove de BTT e 2 de estrada. Num concelho que é também um refúgio para aves migradoras e nidificantes, propomos-lhe um programa gratuito de observação da avifauna na zona da Albufeira do Caldeirão (porta secundária e redondezas). Aqui, uma grande parte do ano, pode avistar e escutar corvos-marinhos-de-faces-brancas ou bandos de garças-reais sem grande dificuldade. Já em algumas zonas do grande planalto beirão não se espante se der de caras com mamíferos como o corso, a raposa e o javali.

Percorrer estes trilhos é também confrontar-se com a intervenção do homem na natureza ao longo dos tempos. Saiba que os vestígios que encontrará pelo caminho vão da pré-história até à contemporaneidade. As aldeias mais pitorescas ainda albergam casas de arquitetura tipicamente beirã, com os seus alpendres e lojas no piso térreo. Os trilhos ancestrais por onde os percursos passam levam-no a dois castros, ou seja, povoados fortificados atribuídos à Idade do Ferro de enorme importância arqueológica. Estamos a falar do Jarmelo e o Tintinolho, classificados como Imóvel de Interesse Público e Monumento Nacional, respetivamente. Também, por aqui, a arquitetura religiosa se manifesta em edifícios ora de pequena escala, ora da maior monumentalidade, como é o caso da Sé da Catedral, na cidade da Guarda.

Já agora, já ouviu falar do Cobertor de Papa? Na zona serrana do concelho, por vezes, ainda é possível encontrar-se pastores junto dos seus rebanhos cobertos com este impermeável artesanal confecionado a partir de lã churra de ovelhas mondegueiras.

Duas curiosidades finais: Os 712,1 km² do concelho da Guarda são partilhados pelas bacias hidrográficas de cursos de águas tão importantes como são os Rios Mondego, Zêzere e Côa; Os percursos idealizados para o Centro Cyclin’ Portugal da Guarda coincidem, em alguns dos seus troços, com o Caminho de Santiago (Via Portugal Nascente) e com alguns percursos, com a tipologia de pequena rota, pertencentes à Rede de Percursos Pedestres da Guarda.


informação

  • Câmara Municipal da Guarda

  • Disponível em breve...

  • Disponível em breve...


mapa de localização


Equipamentos e serviços

  • Bike Station

  • Balneários

  • Oficina Self-Service
  • Lavagem de Bicicletas Gratuita

  • WC
  • Painel Informativo

mapa geral de percursos

percursos DE BTT XC

p1 verde

Distância: 12,2 km

Desnível acumulado: 226m

p2 verde

Distância: 19,4 km

Desnível acumulado: 316m

p3 azul

Distância: 28,1 km

Desnível acumulado: 506m

p4 vermelho

Distância: 53,6 km

Desnível acumulado: 964m

p5 preto

Distância: 81,4 km

Desnível acumulado: 2506m

p8 vermelho

Distância: 56,1 km

Desnível acumulado: 1341m

p9 azul (Caldeirão)

Distância: 19,7 km

Desnível acumulado: 473m

p10 preto (Caldeirão)

Distância: 77,4 km

Desnível acumulado: 2475m

p11 verde (Caldeirão)

Distância: 3,9 km

Desnível acumulado: 98m

percursos DE ESTRADA

p6 vermelho

Distância: 65,7 km

Desnível acumulado: 1262m

p7 preto

Distância: 94,6 km

Desnível acumulado: 2200m

Parceiros institucionais

Pesquisar

Contactos FPC

  • Rua de Campolide, 237
    1070-030 Lisboa
  • (+351) 213 802 140
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletter