ALMODÔVAR

Classificar centro

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 3.00 (1 Vote)

286 KM DE TRILHOS
4 NÍVEIS DE DIFICULDADE
PERCURSOS - BTT XC

O Centro de Cycling de Almodôvar é constituído por 6 percursos de BTT XC  (um percurso verde, dois azuis, dois vermelhos e um preto), com um total de 286 km, dos quais 89km se encontram sinalizados no terreno (percurso verde e azuis).

A Porta do Centro de Cycling de Almodôvar situa-se no complexo desportivo à entrada da vila juntoà EN2 e encontra-se equipado com estruturas de apoio à pratica da modalidade, tais como balneários, estação de serviço para bicicletas, painel informativos, entre outros.

Este Centro encontra-se interligado com o Centro de Cycling de Ourique através dos seus percursos, constituindo uma rede para visitação ciclável de todo o território deste Polo do Baixo Alentejo. A generalidade dos percursos desenvolve-se pela paisagem alentejana ao longo de caminhos rurais, sem particulares dificuldades técnicas ou declives muito exigentes, podendo ser percorridos sem grandes limitações por bicicletas híbridas ou de gravel.


informação

  • A disponibilizar em breve

  • Informação a dispnibilizar em breve

  • Informação a disponibilizar em breve


mapa de localização


Equipamentos e serviços

  • Oficina Self-Service
  • Lavagem de Bicicletas Gratuita

  • WC
  • Painel Informativo

  • Alojamento Bike Friendly

  • Parque de Campismo

  • Turismo Rural

  • Restaurante

  • Café

  • Percursos Pedestres

  • Outras Atividades

mapa geral de percursos

percursos

p61 verde

Percurso de BTT XC, com 18,3 quilómetros de extensão e 180 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo D - Baixo Alentejo no Centro de Cycling de Almodôvar, localizado em Almodôvar. Percurso mais acessível do Centro de Cycling de Almodôvar, que percorre os caminhos rurais na envolvência da vila. Os caminhos são, maioritariamente, em terra batida e sem desníveis pronunciados, com alguns troços em asfalto por estradas secundárias e de pouco trânsito. A paisagem é dominada pelos montados de sobro e azinheira. Este percurso é parcialmente coincidente com outros percursos deste Centro de Cycling, com diferentes distâncias e graus dedificuldade, permitindo optar por um trajeto diferente durante a atividade.

Distância: 18,3 km

Tempo: 0h45-1h00

Desnível Acumulado: 180 m

p62 azul

Percurso de BTT XC, com 32,6 quilómetros de extensão e 465 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo D - Baixo Alentejo no Centro de Cycling de Almodôvar, localizado em Almodôvar. Percurso de dificuldade moderada que percorre os caminhos rurais na envolvência da vila de Almodôvar. O grau de dificuldade é atribuído essencialmente pela distância percorrida, pois os caminhos são na generalidade largos e com bom piso. Os caminhos são maioritariamente em terra batida e sem desníveis pronunciados, com alguns troços em asfalto por estradas secundárias e de pouco trânsito. A paisagem é dominada pelos montados de sobro e azinheira e os principais pontos de passagem são o Monte das Mestras e Curvatos, onde existem serviços de apoio como cafés e sanitários públicos. Este percurso é parcialmente coincidente com outros percursos deste Centro de Cycling, com diferentes distâncias e graus de dificuldade, permitindo optar por um trajeto diferente durante a atividade.

Distância: 32,6 km

Tempo: 2h00-3h00

Desnível Acumulado: 465 m

p63 azul

Percurso de BTT XC, com 38,1 quilómetros de extensão e 460 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo D - Baixo Alentejo no Centro de Cycling de Almodôvar, localizado em Almodôvar. Percurso de dificuldade moderada que percorre os caminhos rurais na envolvência da vila de Almodôvar. O grau de dificuldade é atribuído essencialmente pela distância percorrida, pois os caminhos são na generalidade largos e com bom piso. Os caminhos são maioritariamente em terra batida e sem desníveis pronunciados, com alguns troços em asfalto por estradas com pouco trânsito. A paisagem é dominada pelos montados de sobro e azinheira e os principais pontos de passagem são as Ruínas Arqueológicas das Mesas do Castelinho e a aldeia de Santa Clara-a-Nova onde existem serviços de apoio como cafés e sanitários públicos, para além do Museu Arqueológico e Etnográfico “Manuel Vicente Guerreiro”. Este percurso é parcialmente coincidente com outros percursos deste Centro de Cycling, com diferentes distâncias e graus de dificuldade, permitindo optar por um trajeto diferente durante a atividade.

Distância: 38,1 km

Tempo: 3h00-3h30

Desnível Acumulado: 460 m

p64 vermelho

Percurso de BTT XC, com 47,6 quilómetros de extensão e 610 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo D - Baixo Alentejo do Centro de Cyclin' de Almodôvar, localizado em Almodôvar. Percurso de dificuldade elevada que percorre os caminhos rurais na envolvência da vila de Almodôvar. O grau de dificuldade é atribuído essencialmente pela distância percorrida e pelo desnível acumulado, pois os caminhos são na generalidade largos e com bom piso, à exceção de uma curta vereda com perfil um pouco mais técnico que acompanha o curso do Rio Mira. Existem alguns declives mais desafiantes, principalmente na zona serrana, mas quase sempre com grande fluidez ao longo da paisagem. A paisagem é dominada pelos montados de sobro e azinheira com vários atravessamentos do leito do rio Mira, que poderão encontrar-se condicionadas durante os períodos de maior caudal. O principal ponto de passagem é a aldeia de Santa Clara-a-Nova onde existem serviços de apoio como cafés e sanitários públicos, para além do Museu Arqueológico e Etnográfico “Manuel Vicente Guerreiro”. Este percurso é parcialmente coincidente com outros percursos deste Centro de Cycling, com diferentes distâncias e graus de dificuldade, permitindo optar por um trajeto diferente durante a atividade.

Distância: 47,6 km

Tempo: 3h00-4h00

Desnível Acumulado: 610 m

p65 vermelho

Percurso de BTT XC, com 63,9 quilómetros de extensão e 810 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo D - Baixo Alentejo do Centro de Cyclin' de Almodôvar, localizado em Almodôvar. Percurso de dificuldade elevada que percorre os caminhos rurais na envolvência da vila de Almodôvar. O grau de dificuldade é atribuído essencialmente pela distância percorrida e pelo desnível acumulado, pois os caminhos são na generalidade largos e com bom piso. Os declives são sempre ligeiros a moderados e quase sempre com grande fluidez ao longo da paisagem. A paisagem é dominada pelos montados de sobro e azinheira com vários atravessamentos do leito do rio Mira, que poderão encontrar-se condicionados durante os períodos de maior caudal. Os principais pontos de passagem são as Ruínas Arqueológicas das Mesas do Castelinho e as aldeias de Santa Clara-a-Nova, Gomes Aires e Aldeia dos Fernandes onde existem serviços de apoio como cafés e sanitários públicos. Em Santa Clara-a-Nova pode ser visitado o Museu Arqueológico e Etnográfico “Manuel Vicente Guerreiro”. Este percurso é parcialmente coincidente com outros percursos deste Centro de Cycling, com diferentes distâncias e graus de dificuldade, permitindo optar por um trajeto diferente durante a atividade. Além disso, este percurso permite também a ligação ao Centro de Cycling de Ourique, sendo parcialmente coincidente com dois dos seus percursos.

Distância: 63,9 km

Tempo: 4h30-5h30

Desnível Acumulado: 810 m

p66 preto

Percurso de BTT XC, com 84,6 quilómetros de extensão e 1840 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo D - Baixo Alentejo no Centro de Cycling de Almodôvar, localizado em Almodôvar. Percurso de dificuldade muito elevada que percorre os caminhos rurais na envolvência da vila deAlmodôvar e se estende até à zona serrana a sul do concelho. É um percurso bastante exigente, indicado para quem procura um grande desafio. O grau de dificuldade é atribuído essencialmente pela distância percorrida e pelo elevado desnível acumulado, pois os caminhos são na generalidade largos e com bom piso, à exceção de uma curta vereda com perfil um pouco mais técnico que acompanha o curso do rio Mira. A zona serrana é marcada por um constante “sobe e desce”, com declives por vezes bastante acentuados e que exigem uma boa forma física. Neste percurso, é bem vincada a transição da paisagem entre a zona norte, onde dominam os montados de sobro e azinheira, e a zona serrana a sul do concelho dominada por extensos matagais mediterrânicos. O percurso atravessa por diversas vezes o leito do rio Mira e da ribeira de Odelouca, podendo estas travessias encontrar-se condicionadas durante os períodos de maior caudal. Os principais pontos de passagem são o Pico do Mú, ponto mais elevado do concelho de Almodôvar e um dos mais elevados da Serra do Caldeirão, e as aldeias de S. Barnabé e de Santa Clara-a-Nova onde existem serviços de apoio como cafés, restaurantes e sanitários públicos. Em Santa Clara-a-Nova pode ser visitado o Museu Arqueológico e Etnográfico “Manuel Vicente Guerreiro”. Na zona serrana é produzida de forma tradicional a típica aguardente de medronho e é frequente encontrá-la em qualquer taberna ou café da região. Este percurso é parcialmente coincidente com outros percursos deste Centro de Cycling, com diferentes distâncias e graus de dificuldade, permitindo optar por um trajeto diferente durante a atividade.

Distância: 84,6 km

Tempo: 6h30- 8h00

Desnível Acumulado: 1840 m

Parceiros institucionais

Pesquisar

Contactos FPC

  • Rua de Campolide, 237
    1070-030 Lisboa
  • (+351) 213 802 140
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletter