PERCURSOS MAFRA

Classificar REDE

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.55 (53 Votes)

318 KM DE ESTRADAS 
4 NÍVEIS DE DIFICULDADE
8 PERCURSOS ESTRADA

Esta rede é constituída por oito percursos Cyclin’ Portugal – Mafra.

Perante a impossibilidade legal de colocar sinalética de marcação e identificação própria dos percursos Cyclin’ Portugal - Mafra nas rodovias públicas, os mesmos terão de ser realizados com apoio de aparelho de orientação por GPS, ou através de aplicação de orientação de GPS para telemóvel.

Situado na orla ocidental do país e integrado na periferia da Área Metropolitana de Lisboa, o Concelho de Mafra faz limite com os Concelhos de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Loures e Sintra. Distribuído por uma área geográfica de cerca de 300 km2, é constituído por um total de 11 Freguesias/ Uniões de Freguesias, designadamente: 

Freguesia da Carvoeira, Freguesia de Encarnação, Freguesia da Ericeira, Freguesia de Mafra, Freguesia do Milharado, Freguesia de Santo Isidoro, União das Freguesias de Azueira e Sobral da Abelheira, União das Freguesias de Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário, União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros, União das Freguesias de Malveira e São Miguel de Alcainça, União das Freguesias de Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés. 

Pelas suas condições naturais, económicas, sociais e culturais, Mafra é, desde há muito, local privilegiado de escolha para fixação das populações, pelo que a sua história é, na verdade, uma autêntica viagem no tempo. 

Para além do património edificado, cujo expoente máximo é o Palácio Nacional, a riqueza e diversidade do seu património natural, evidenciadas na Tapada ou no Jardim do Cerco e na costa da Ericeira, assim como o modo de vida das suas gentes, perpetuando as artes e ofícios, os sabores e aromas de outros tempos, impõem ao Concelho de Mafra uma personalidade verdadeiramente singular. 

Este é, no presente, um território de oportunidades abertas, onde os valores da modernidade marcam presença, quer na criação de novas vias rodoviárias, quer ainda na edificação de equipamentos culturais, desportivos e turísticos de qualidade. 


informação

  • Parque Desportivo Municipal de Mafra - (+351) 261 022 658

    Ericeira Camping - (+351) 261 862 513

    Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro - (+351) 261 810 100

  • Informação a dispnibilizar em breve

  • Sempre aberto


mapa de localização


Equipamentos e serviços

  • WC
  • Painel Informativo

  • Parque de Campismo

  • Turismo Rural

  • Praia

  • Restaurante

  • Café

  • Percursos Pedestres

  • Outras Atividades

mapa geral de percursos

percursos De Estrada

p1 verde MAFRA

Com partida e chegada no checkpoint de Mafra, junto ao Jardim de Infância de Mafra e ao Parque Desportivo Municipal de Mafra, junto à Escola de Trânsito, este percurso convida, em primeiro lugar, a uma paragem no centro de Mafra para apreciar o imponente Palácio Nacional de Mafra. De seguida, o percurso leva os ciclistas até à Aldeia - Museu José Franco, no Sobreiro, espaço que espelha o modo de vida de tempos idos das gentes locais. O percurso segue até a Achada para depois retornar para Mafra, pelo interior da mesma aldeia, até encontrar a EN116 de regresso a Mafra.

Distância: 14 km

Tempo: 1h00- 1h30

Desnível Acumulado: 190 m

p2 azul MAFRA

O percurso inicia-se no checkpoint de Mafra, localizado junto ao Jardim de Infância de Mafra e ao Parque Desportivo Municipal de Mafra, junto à Escola de Trânsito, seguindo em direção à Murgeira. A rota é marcada pelas curvas rápidas e técnicas da Murgeira até à entrada para a Tapada Nacional de Mafra, pela localidade do Codeçal, seguindo pelo troço utilizado no evento World Series POWERMAN (Prova Internacional de Duatlo - percurso de ciclismo) até Sobral da Abelheira. Desta localidade, o percurso segue pela estrada da Quinta da Abelheira até a Picanceira. Sempre a subir, os ciclistas são desafiados a voltar a Mafra, pela localidade da Murgeira.

Distância: 31 km

Tempo: 2h00-1h30

Desnível Acumulado: 700 m

p3 verde ERICEIRA

Com partida e chegada no Ericeira Camping, este percurso pretende dar a conhecer o centro histórico e turístico da Ericeira aos ciclistas, ao circular sempre pela costa do Atlântico, permitindo observar vários pontos de interesse. Percorre a estrada R247 até à praia da Foz do Lizandro, seguindo pela esquerda em direção a Fonte Boa da Brincosa. Seguidamente, pelo Seixal até Pinhal dos Frades, depois, à esquerda, por Fonte dos Nabos, até regressar ao Ericeira Camping.

Distância: 15 km

Tempo: 1h00- 1h30

Desnível Acumulado: 250 m

p4 azul ERICEIRA

Com partida “onde o mar é mais azul”, no checkpoint da Ericeira, junto ao Ericeira Camping, esta rota começa por dar a conhecer aos ciclistas a Reserva Mundial de Surf junto à praia de Ribeira d’Ilhas, subindo até Ribamar em direção a norte pela ER247. Seguir até à localidade de Galiza, chegando à Encarnação. O percurso percorre a localidade de Picanceira, subindo até à localidade de Lagoa, sendo que esta subida se destaca pela beleza da paisagem natural. Continua pela desafiante subida de Santo Isidoro até Pinhal de Frades, para depois ir novamente ao encontro do Atlântico junto à praia da Foz do Lizandro, retornando até à Ericeira para terminar no Ericeira Camping.

Distância: 35 km

Tempo: 2h00-2h30

Desnível Acumulado: 750 m

p5 verde VENDA DO PINHEIRO

Neste percurso, os ciclistas podem conhecer melhor o território da zona interior do Concelho, com partida e chegada no Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro, espaço que alia a preservação da natureza ao lazer e à mobilidade, sendo ponto de encontro da comunidade ciclista local. Após percorrer a localidade de Venda do Pinheiro, o percurso segue até à Charneca, conhecida como “Aldeia da Roupa Branca” por ter sido morada da atriz Beatriz Costa. Atravessando a Póvoa da Galega, segue por aldeias de cariz rural, permitindo usufruir da beleza natural e da tranquilidade das estradas com pouco tráfego. Continua pelo Milharado, onde se encontra a Escola de Ciclismo Manuel Martins (Associação Cultural e Desportiva do Milharado).

Distância: 15 km

Tempo: 1h00- 1h30

Desnível Acumulado: 300 m

p6 azul VENDA DO PINHEIRO

O percurso com checkpoint na Venda do Pinheiro inicia-se no Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro, integrado na União das Freguesias de Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés. O percurso segue até à localidade do Milharado. Seguidamente, percorre aldeias de tipologia rural com uma beleza muito própria, tipicamente saloia, e estradas com pouco tráfego, permitindo usufruir do ambiente natural. A partir do km 17, torna-se mais desafiante com uma série contínua de subidas com cerca de 5km de extensão. Numa primeira fase, percorre a localidade da Charneca. De seguida, sensivelmente ao km 22, atinge uma cota de altitude de 360m, constituindo o ponto de maior altitude e marcando o final de uma exigente subida. Nesta fase, os ciclistas podem novamente usufruir de vias muito singulares até atingir a localidade da Malveira. Já muito próximo do final do percurso, a cerca de 1 km, as energias podem ser “recarregadas” com as famosas Trouxas da Malveira.

Distância: 33 km

Tempo: 2h300-2h30

Desnível Acumulado: 700 m

p7 vermelho Mafra Cycling

Neste percurso circular que abrange grande parte do território, em 60 km de extensão, os ciclistas terão a oportunidade de conhecer o mesmo na sua diversidade, desde a zona mais turística, junto à costa do Oceano Atlântico na Ericeira, até à zona mais rural e “saloia” na Venda do Pinheiro. Os ciclistas passarão junto dos três checkpoints de apoio, em Mafra, Ericeira e/ ou Venda do Pinheiro. Assim, poderão iniciar e terminar o percurso em qualquer dos três checkpoints e em qualquer um dos sentidos (sentido horário ou sentido anti-horário). Apesar de não parecer exigente em termos de extensão (60 km), é suficientemente desafiante em termos de acumulado em qualquer dos sentidos, devendo os ciclistas se preparar para duras subidas e descidas com curvas rápidas.

Distância: 59 km

Tempo: 4h00-4h30

Desnível Acumulado: 1400 m

p8 preto Mafra Cycling

O mais longo de todos os percursos Cyclin’ Portugal – Mafra, para além de unir os três checkpoints de apoio aos ciclistas (Mafra, Ericeira e Venda do Pinheiro), é um desafio que percorre os limites do Concelho em toda a abrangência, com uma extensão de 117 km. Aliada a esta extensão, está o elevado acumulado positivo da rota, aconselhável a ciclistas com experiência na modalidade, principalmente, nas desafiantes subidas que irão encontrar ao longo do percurso. Este também permite atravessar todo o Concelho de Mafra e, assim, conhecer toda a variedade de paisagens rurais e costeiras e principais pontos de interesse.

Distância: 117 km

Tempo: 7h00- 8h30

Desnível Acumulado: 2600 m

Parceiros institucionais

Pesquisar

Contactos FPC

  • Rua de Campolide, 237
    1070-030 Lisboa
  • (+351) 213 802 140
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletter