Castelo de Vide / Marvão - Porta de Beirã

Classificar centro

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.38 (4 Votes)

447 KM DE TRILHOS 
4 NÍVEIS DE DIFICULDADE
10 PERCURSOS - BTT XC / ESTRADA

O Centro de Cycling de Castelo de Vide/Marvão está localizado no Parque Natural da Serra de São Mamede.

Tem as suas portas de entrada principais sediadas na Beirã (Marvão) e em Castelo de Vide, contando ainda como uma porta secundária situada na barragem de Póvoa e Meadas.

As portas de entrada principais da Beirã e de Castelo de Vide têm todas as valências de um Centro de Cycling: wc ́s, balneários e uma estação de serviço para lavagem e pequenas reparações.

A porta secundária da barragem de Póvoa e Meadas disponibiliza: wc ́s e estação de serviço.

Este centro, conta com percursos de diferentes modalidades BTT, Cicloturismo e Gravel.


informação

  • A disponibilizar em breve

  • Informação a dispnibilizar em breve

  • Informação a disponibilizar em breve


mapa de localização


Equipamentos e serviços

  • Oficina Self-Service
  • Lavagem de Bicicletas Gratuita

  • WC
  • Painel Informativo

  • Alojamento Bike Friendly

  • Parque de Campismo

  • Turismo Rural

  • Praia Fluvial

  • Restaurante

  • Café

  • Percursos Pedestres

  • Outras Atividades

mapa geral de percursos

percursos DE BTT XC

p1 verde BTTXC

Percurso de BTT XC, com 14,9 quilómetros de extensão e 145 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo A - S. Mamede do Centro de Cyclin' de Castelo Vide/Marvão, localizado na Beirã. Percurso de dificuldade fácil que passa por caminhos rurais, alguns deles murados nos dois lados, e estradas municipais com uma paisagem predominantemente caracterizada pelo montado de sobro e azinheira. Os principais pontos de passagem são as localidades da Beirã, onde começa e termina o percurso, bem como as localidades de Fonte Salgueiro de Cima e Barretos. Este percurso é parcialmente coincidente com outros percursos deste Centro de Cycling na vertente BTT - XC, com diferentes distâncias e graus de dificuldade, permitindo optar por trajetos diferentes durante a atividade.

Distância: 14,9 km

Tempo: 1h00- 1h30

Desnível Acumulado: 110 m

p2 azul BTTXC

Percurso de BTT XC, com 17,10 quilómetros de extensão e 210 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo A - S. Mamede do Centro de Cyclin' de Castelo Vide/Marvão, localizado na Beirã. Percurso de dificuldade moderada por caminhos rurais, alguns deles murados nos dois lados, e estradas municipais, com paisagem predominantemente caracterizada pelo montado de sobro e azinheira e por zonas de pastoreio de gado. Os principais pontos de passagem são as localidades da Beirã onde começa e termina o percurso, bem como as localidades de Cabeçudos e Ranginha. Este percurso é parcialmente coincidente com outros percursos deste Centro de Cycling na vertente BTT-XC, com diferentes distâncias e graus de dificuldades, permintindo optar por um trajeto diferente durante a atividade.

Distância: 17,1 km

Tempo: 1h30-2h00

Desnível Acumulado: 144 m

p3 vermelho BTTXC

Percurso de BTT XC, com 34,4 quilómetros de extensão e 775 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo A - S. Mamede do Centro de Cyclin' de Castelo Vide/Marvão, localizado na Beirã. Percurso de dificuldade difícil que percorre o Parque Natural da Serra de São Mamede, por estradas municipais, caminhos rurais, alguns deles murados dos dois lados e trilhos. Com uma paisagem predominantemente caracterizada pelo montado de sobro e azinheira, zonas de pastoreiro de gado e ainda uma crista de quartzito, na cota de 850 metros a cima do nível do mar, onde está localizada a vila de Marvão. Aqui pode fazer um pequeno desvio para visitar o interior das muralhas da vila de Marvão e o Castelo, a ponte Romana na Portagem e o trilho junto ao Rio Sever. Este percurso é parcialmente coincidente com os percursos 01 e 02 do Centro de Cycling Castelo de Vide/Marvão (BTT XC).

Distância: 34,4 km

Tempo: 3h30-4h00

Desnível Acumulado: 590 m

p4 preto BTTXC

Percurso de BTT XC, com 96,3 quilómetros de extensão e 1810 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo A - S. Mamede do Centro de Cyclin' de Castelo Vide/Marvão, localizado na Beirã. Percurso de dificuldade muito díficil que percorre parte do Parque Natural da Serra de São Mamede, por estradas municipais, caminhos rurais, alguns deles murados dos dois lados e trilhos. Com uma paisagem predominantemente caracterizada pelo montado de sobro, azinheira e zonas de pastoreiro, este percurso circunda também a barragem de Póvoa e Meadas. Este é um percurso físicamente exigente que tem quase 100 Km e os seus principais pontos de passagem são Marvão, Portagem, Serra de Porto Espada, Albufeira da Barragem da Apartadura, Carreiras, Castelo de Vida, Barragem de Póvoa e Meadas, localidade de Póvoa e Meadas, Menir da Meada, entre outros locais. Este é percurso que tem algumas coincidências de traçado com percursos da porta de entrada da Beirã do Centro de Cycling de Castelo de Vide/Marvão, bem como com percursos das portas de entrada de Castelo de Vida e da Barragem de Póvoa e Meadas.

Distância: 95,6 km

Tempo: 10h00- 5h00

Desnível Acumulado: 1810 m

p5 preto BTTXC

Percurso de BTT XC, com 74,8 quilómetros de extensão e 2340 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo A - S. Mamede do Centro de Cyclin' de Castelo Vide/Marvão, localizado na Beirã. Percurso de dificuldade muito difícil que percorre parte do Parque Natural da Serra de São Mamede por estradas municipais e caminhos rurais, alguns deles murados dos dois lados e trilhos. A paisagem é diversificada uma vez que este percurso percorre uma grande extensão, passando por locais de montado de sobro e azinheira, zonas de pastoreio, elevação quartzítica do alto de Marvão, vale junto do Rio Sever, entre outros locais de grande valor paisagístico da região. Este é um percurso fisicamente exigente não tanto pela sua distância, mas sim pelo desnível positivo que atinge. Os principais pontos de passagem são em Castelo de Vide, Carreira, Escusa, Marvão, Portagem, Ponte Velha, Serra de Porto Espada, Galegos, Montes de Baixo, Santo António das Areias e Beirã. Este percurso que tem algumas coincidências de traçado com percursos do Centro de Cycling que começam na Beirã, bem como com percursos da porta de entrada de Castelo de Vide.

Distância: 74,4 km

Tempo: 4h00- 5h00

Desnível Acumulado: 1784 m

percursos DE ESTRADA

p11 verde Estrada

Percurso de cicloturismo de estrada, com 16,6 quilómetros de extensão e 195 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo A - S. Mamede do Centro de Cyclin' de Castelo Vide/Marvão, localizado na Beirã. Percurso de dificuldade fácil na vertente cicloturismo por caminhos 100% asfaltados em estradas municipais e nacionais com afluência de tráfego automóvel mínima, com paisagem predominantemente caracterizada pelo montado de sobro e azinheira. Os principais pontos de passagem são as localidades da Beirã onde começa e termina o percurso, bem como a localidade de Barretos. Este percurso é parcialmente coincidente com outros percursos deste Centro de Cycling na vertente cicloturismo, com diferentes distâncias e graus de dificuldade, permitindo optar por um trajeto diferente durante a atividade.

Distância: 16,6 km

Tempo: 0h45- 1h15

Desnível Acumulado: 136 m

p12 azul Estrada

Percurso de cicloturismo de estrada, com 26 quilómetros de extensão e 275 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo A - S. Mamede do Centro de Cyclin' de Castelo Vide/Marvão, localizado na Beirã. Percurso de dificuldade moderada na vertente cicloturismo por caminhos 100% asfaltados em estradas municipais e nacionais com afluência de tráfego automóvel mínima, com paisagem caracterizada predominantemente pelo montado de sobro e azinheira, bem como algumas zonas de pastoreio de gado. Os principais pontos de passagem são as localidades da Beirã onde começa e termina o percurso, bem como a localidade de Santo António das Areias e Barretos. Este percurso é parcialmente coincidente com outros percursos deste Centro de Cycling na vertente cicloturismo, com diferentes distâncias e graus de dificuldade, permitindo optar por um trajeto diferente durante a atividade.

Distância: 26 km

Tempo: 1h30-2h00

Desnível Acumulado: 212 m

p13 vermelho Estrada

Percurso de cicloturismo de estrada, com 44,7 quilómetros de extensão e 790 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo A - S. Mamede do Centro de Cyclin' Castelo de Vide/Marvão, localizado na aldeia Beirã. Percurso de dificuldade difícil na vertente cicloturismo por caminhos asfaltados em estradas municipais e nacionais, com paisagem predominantemente caracterizada pelo montado de sobro e azinheira, bem como algumas zonas de pastoreio de gado. É um percurso transfronteiriço que foi desenhado em forma de oito, o que significa que existe um ponto intermédio que o troço é coincidente e permite o utilizador escolher se quer fazer mais quilómetros e atravessar a fronteira ou voltar a esse mesmo local. Os principais pontos de passagem são as localidades de Galegos, La Fontañera, San Pedro, Ponte Velha e Santo António das Areias.

Distância: 44,6 km

Tempo: 2h30-3h00

Desnível Acumulado: 449 m

p14 vermelho Estrada

Percurso de cicloturismo de estrada, com 39,2 quilómetros de extensão e 765 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo A - S. Mamede do Centro de Cyclin' Castelo de Vide/Marvão, localizado na aldeia Beirã. Percurso de dificuldade difícil na vertente cicloturismo por caminhos asfaltados em estradas municipais e nacionais, com paisagem predominantemente caracterizada pelo montado de sobro e azinheira, bem como algumas zonas de pastoreio de gado e ainda a crista quartzito, na cota de 850 metros a cima do nível do mar onde está localizada a vila de Marvão. Os principais pontos de passagem são a vila de Marvão, a localidade da Escusa, Portagem e Santo António das Areias

Distância: 39,2 km

Tempo: 2h30-3h00

Desnível Acumulado: 567 m

p15 preto Estrada

Percurso de cicloturismo de estrada, com 82,8 quilómetros de extensão e 1380 m de desnível acumulado de subida. Início e fim no Polo A - S. Mamede do Centro de Cyclin' de Castelo Vide/Marvão, localizado na Beirã. Percurso de dificuldade muito difícil na vertente cicloturismo por caminhos asfaltados em estradas municipais e nacionais, com paisagem predominantemente caracterizada pelo montado de sobro e azinheira, bem como algumas zonas de pastoreio de gado e ainda as cristas quartzíticas de Marvão e da Sra. da Penha em Castelo de Vide. Os principais pontos de passagem são em Póvoa e Meadas, Barragem de Póvoa e Meadas, Sra. da Penha em Castelo de Vide, a Vila de Marvão, Carreiras, Porto de Espada e Galegos.

Distância: 82,7 km

Tempo: 5h00- 6h00

Desnível Acumulado: 954 m

Parceiros institucionais

Pesquisar

Contactos FPC

  • Rua de Campolide, 237
    1070-030 Lisboa
  • (+351) 213 802 140
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletter