Serpa

Classificar centro

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 2.14 (7 Votes)

238 KM DE TRILHOS SINALIZADOS
4 NÍVEIS DE DIFICULDADE
4 PERCURSOS

Serpa fica situada no Baixo Alentejo, sobre uma elevação na margem esquerda do rio Guadiana, sendo sede de um dos maiores municípios do país.

A paisagem é um dos maiores atrativos do concelho, onde se evidenciam as vinhas, os olivais os montados. Serpa integra o Parque Natural do Vale do Guadiana, onde o Pulo do Lobo proporciona uma incrível vista sobre o grande rio do sul. À diversidade da flora alia-se a riqueza da fauna, com a cegonha-negra, o bufo-real e os embaixadores do concelho: o lince-ibérico e a águia-de-bonelli.

Habitado desde tempos remotos, o território é rico em património arqueológico, conhecendo-se cerca de oito centenas de sítios arqueológicos. A grande influência Romana e Árabe no concelho, continua bem patente no património edificado, nomeadamente no Castelo de Serpa, no aqueduto e nora, e nas igrejas e ermidas.

Na gastronomia tradicional, muito rica e diversificada, o porco, o borrego, a caça e o pão têm uma presença maior, destacando-se também os produtos locais de qualidade, como o queijo Serpa, o vinho e o azeite. O Cante Alentejano - Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO desde 2014, pode ser apreciado nas festividades locais, nos ensaios abertos dos vários grupos corais por todo o concelho, e de forma espontânea nas diversas tabernas.

O Concelho de Serpa possui características ótimas para a prática do BTT sobejamente referenciadas pelos praticantes que se deslocam a este concelho para andar de bicicleta. A implementação do Centro Cyclin'Portugal de Serpa pretende captar novos públicos para a região, potenciar o concelho para atividades de ar livre e desportos de natureza, dinamizando a atividade turística e a economia local. Os percursos criados admitem entre si várias ligações e combinações que permitem chegar a todas as freguesias do concelho, dando uma panorâmica de toda a região.


informação

  • 284 540 127

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    37°56'27.7"N 7°36'14.9"W

  • Do Porto: Siga pela A1 a partir da R. de Gonçalo Sampaio. Dirija-se pela A1, A13 e A2 para chegar à IP8 em Setúbal. Tome a saída 10 na A2. Siga pelo IP8 em direção a Serpa.

    De Lisboa: Siga pela R. Gomes Freire, Rua do Conde de Redondo e R. Alexandre Herculano para a R. Joaquim António de Aguiar. Siga pela A2 para o IP8 em Setúbal. Tome a saída 10 na A2/E1. Dirija-se pelo IP8 em direção a Serpa.

  • Aberto 24h


mapa de localização


Equipamentos e serviços

  • Hotel
  • Turismo Rural

  • Restaurante
  • Café
  • Pump Track
  • Balneários c/Banhos Gratuitos
  • WC
  • Lavagem de Bicicletas Paga
  • Oficina Self-Service

mapa geral de percursos

percursos

p1 verde

Este é o percurso mais fácil do Centro de BTT, acessível a todos os praticantes da modalidade, de todas as idades. Explorando os caminhos a oeste da cidade, onde os campos de cultivo se erguem nas grandes planícies existentes. Percorrendo estradas de terra batida, no início do percurso avista-se o Rio Guadiana ao fundo do vale. O regresso faz-se com a bonita cidade de Serpa como pano de fundo.

Distância: 12 km / 7,5 mi

Tempo: 1h00 - 2h00

Desnível Acumulado: 150 m / 492 ft

 

p2 azul

Saindo de Serpa em direção ao Guadiana este percurso, de dificuldade moderada, atravessa os campos agrícolas para descer ao fundo do vale, até à Azenha da Ordem. Daqui e regressando às planícies, dirige-se à ermida de São Brás, passando depois pela povoação de Santa Iria, com a sua igreja do sec. XVI. Aqui, em conjunto com os percursos 3 e 4, inicia o regresso à cidade de Serpa.

Distância: 31,5 km / 19,5 mi

Tempo: 2h00 - 2h30

Desnível acumulado: 510 m / 167 3 ft

p3 vermelho

Sendo um percurso difícil, principalmente pela sua distância e não tanto pelas características dos caminhos utilizados, este leva-nos à descoberta das planícies Norte e Este deste território. Começa por dirigir-se para Norte, paralelo ao rio Guadiana, infletindo para Este, seguindo junto à ribeira de Enxoé, até afastar-se do percurso 4 e dirigir-se para A. do Pinto, encontrando-se novamente com o percurso preto. Daqui dirige-se para Serpa, passando pela povoação de Santa Iria, juntando-se ao percurso 2.

Distância: 64 km / 41 mi

Tempo: 3h30 - 4h30

Desnível Acumulado: 1100 m / 3608 ft

p4 preto

Seguindo em conjunto com o percurso vermelho até à Ribeira de Enxoé, este é um percurso muito longo e difícil, que percorre toda a largura deste concelho, chegando às serras de Malpique, Adiça e Ficalho. Percorre maioritariamente estradas agrícolas com terra batida, sendo que nas secções junto às serras a dificuldade técnica eleva-se com caminhos menos "rolantes" e mais exigentes. Este percurso pode ser encurtado através da ligação representada no mapa e disponibilizada para Gps, retirando as secções mais exigentes, para além de encurtar significativamente o percurso.

Distância: 130 km / 81 mi

Tempo: 6h00 - 7h00

Desnível Acumulado: 2000 mt / 6561 ft

galeria

PARCEIROS

Parceiros institucionais

Pesquisar

Contactos FPC

  • Rua de Campolide, 237
    1070-030 Lisboa
  • (+351) 213 802 140
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletter