Montemuro

Classificar centro

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 0.00 (0 Votes)
HOMOLOGADO EM JULHO 2019

302 KM DE TRILHOS 
4 NÍVEIS DE DIFICULDADE
9 PERCURSOS

O Centro de BTT do Montemuro explora os concelhos de Cinfãe e Resende, sendo composto por duas portas de entrada principais, Gralheira (Cifães) e Felgueiras (Resende). As três portas de entrada secundárias são em Feirão (Resende), Bustelo/Alhões e Nespereira (Cinfães).

É constituido por nove percursos circulares, um verde, dois azuis, dois vermelhos e quatro pretos. Este centro, que no total tem 122 km sinalizados e 302 km de percursos disponíveis,  percorrem toda a serra de Montemuro, permitindo explorar toda a linha de cumeada e os vales mais emblemáticos, como o vale do Bestança, Adena e Cabrum.


informação

  • CINFÃES: Câmara Municipal: 255 560 560

    RESENDE: Câmara Municipal: 254 877 153

  • Disponível em breve...

  • Disponível em breve...


mapa de localização


Equipamentos e serviços

  • Restaurante

  • Alojamento

  • Artesanato

  • Mercearia

  • Café
  • Balneários c/Banhos Gratuitos
  • WC
  • Lavagem de Bicicletas Gratuita

  • Oficina Self-Service

mapa geral de percursos

percursos

p41 verde

Percurso circular com início e fim no centro de btt na Gralheira em plena serra de Montemuro. É o percurso mais  fácil do centro, acessível a todos os praticantes da modalidade. O percurso sai do centro da Gralheira e segue em direção à localidade de Panchorra, aqui o percurso segue por uma estrada de terra batida em direção às eólicas, descendo depois em direção à Gralheira. 

DISTÂNCIA: 9,78 kms

TEMPO: 1h a 1h30

DESNÍVEL ACUMULADO: 166m

p42 azul

Percurso circular em forma de oito com início e fim no centro de BTT na Gralheira em plena serra de Montemuro. Percurso moderado, é excelente para quem se está a iniciar na modalidade do btt. O percurso sai do centro da Gralheira e segue pela estrada de asfalto em direção à localidade de Panchorra seguindo depois pela estrada de terra batida em direção ás  eólicas. Descendo depois em direção à Gralheira passando na praia fluvial e seguindo depois à esquerda por uma estrada de terra batida que terá vistas deslumbrantes sobre o vale de Bestança, seguindo depois para Este e Norte chegando desta forma ao final do percurso na Gralheira.

DISTÂNCIA: 15,7 kms

TEMPO: 1h30 a 2h30

DESNÍVEL ACUMULADO: 330m

p43 vermelho

Percurso circular com início e fim no Centro de BTT na Gralheira em plena serra de Montemuro. Percurso difícil, ao qual se aconselho boa preparação física e técnica.  Este percurso sai do centro de BTT passando no centro da Gralheira e saindo em direção a Este, descendo por uma antiga calçada e cruza a m553-1, continuando na calçada até a estrada de terra batida à direita, seguindo nessa. O percurso segue em direção a sul passando perto do alto do Talegre, cruzando depois a N321 e seguindo por estradas de terra batida, com fantásticas vistas sobre o vale de Cinfães e a Serra de Montemuro. Começando depois a descer vai passar por Fermentãos e Tendais, cruzando  o Rio Cinfães começa a subir e vai passar no Bustelo e Alhões até ao final do percurso na Gralheira.  

DISTÂNCIA: 39 kms

TEMPO: 3h a 4h

DESNÍVEL ACUMULADO: 1320m

p44 preto

Percurso circular, tem início e fim no centro de BTT . Percurso muito difícil, em formato circular, aconselha-se uma boa preparação técnica para a sua realização. Este percurso sai do centro de BTT passando no centro da Gralheira e saindo em direção a Este, descendo por uma antiga calçada e cruza a m553-1, continuando na calçada até a estrada de terra batida à direita, seguindo nessa. O percurso segue em direção a sul passando perto do alto do Talegre, cruzando depois a N321 e seguindo por estradas de terra batida, com fantásticas vistas sobre o vale de Cinfães e a Serra de Montemuro. Seguindo até a capela de São Pedro, descendo depois por trilho até Marcelim, daqui segue em claçada antiga passando por Começando depois a descer vai passar por Mourelos,  e Sá. Depois vai seguir em direção a Macieira, Tendais, Granja e cruza o Vale de Bestança e começa a subir, passando por Bustelo e Alhões até ao final do percurso na Gralheira.     

Distância: 54,5 kms

Tempo: 6h a 8h

Desnível Acumulado: 1892m

p45 preto

Percurso circular, com início em Nespereira numa das portas de entrada do centro de BTT . Percurso muito difícil, em formato circular, aconselha-se uma boa preparação física e técnica para a sua realização. Este percurso sai da localidade de Nespereira e vai cruzar as localidades de Pereira, Lourosa e Pertença subindo depois por trilhos e estradas de terra batida até entrar à esquerda na estrada cm1035 por breves metros, entrado novamente à esquerda em estrada de terra batida em direção a Nossa Srª do Castelo, desecndo novamente até à Nespereira.

Distância: 23,8 kms

Tempo: 2h a 3h

Desnível Acumulado: 1078m

p46 preto

Percurso circular, com início em Nespereira numa das portas de entrada do centro de BTT . Percurso muito difícil, em formato circular, aconselha-se uma boa preparação física e técnica para a sua realização. Este percurso sai da localidade de Nespereira e vai cruzar as localidades de Pereira, Lourosa e Pertença subindo depois por trilhos e estradas de terra batida até Cinfães. Seguindo depois em direção à localidade de Pinheiro e Sogueire sempre por trilhos e caminhos até Cristelo e Pindêlo e desta forma chega ao final do percurso em Nespereira.    

Distância: 37,3 kms

Tempo: 3h a 4h

Desnível Acumulado: 858m

p47 azul

Percurso circular com início e fim na aldeia de Feirão. Percurso com o sentido horário e que explora a envolvente norte da aldeia de Feirão. Numa fase inicial atravessa uma parte planáltica da serra e de seguida desce para o vale do ribeiro de Corvo, em Felgueiras. Segue para as aldeias de Moumis, Fazamões e de seguida sobe novamente para a Serra pelo vale da ribeira de Paus em direção a Feirão.

DISTÂNCIA: 16,5 kms

TEMPO: 1h30 a 2h30

DESNÍVEL ACUMULADO: 6840m

p48 vermelho

Percurso circular que se desenvolve no sentido horário. Começa na porta de entrada de Feirão e passa ainda nas portas de entrada de Gralheira e Felgueiras. Após a saída da aldeia de Feirão o percurso entra no concelho de Castro Daire e depois no concelho de Cinfães até à Gralheira. A entrada novamente em Resende dá-se pela aldeia da Panchorra, passando de seguida nas aldeias de Panchorrinha, Mariares, Granja, Rossas, Felgueiras, Moumis e Fazamões. De seguida sobe à cumeada da serra e desce para Feirão. 

DISTÂNCIA: 40,9 kms

TEMPO: 3h a 4h

DESNÍVEL ACUMULADO: 1577m

p49 preto

Percurso circular, com início em Nespereira numa das portas de entrada do centro de BTT . Percurso muito difícil, em formato circular, aconselha-se uma boa preparação física e técnica para a sua realização. Este percurso sai da localidade de Nespereira e vai cruzar as localidades de Pereira, Lourosa e Pertença subindo depois por trilhos e estradas de terra batida até Cinfães. Seguindo depois em direção à localidade de Pinheiro e Sogueire sempre por trilhos e caminhos até Cristelo e Pindêlo e desta forma chega ao final do percurso em Nespereira.    

Distância: 63,5 kms

Tempo: 3h a 4h

Desnível Acumulado: 2447m

ligações institucionais

Pesquisar

Contactos FPC

  • Rua de Campolide, 237
    1070-030 Lisboa
  • (+351) 213 802 140
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletter