Lagos

Classificar centro

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (4 Votes)
HOMOLOGADO EM AGOSTO 2019

300 KM DE TRILHOS 
4 NÍVEIS DE DIFICULDADE
9 PERCURSOS

Curiosamente chamada como cidade resort histórico, Lagos é no Algarve das cidades e consequentemente dos concelhos com maior notoriedade, que vão muito para além da praia, pela sua história, respetivos vestígios e património cultural que dominam a paisagem e a vida.

Este é o primeiro Centro de BTT homologado no Algarve e sinceramente, esperamos que seja motor para nascerem outros projetos nesta área, para desenvolvimento de uma rede de percursos estruturada em toda a região, potenciando igualmente novos produtos turísticos, dinamizando este nicho de mercado de comprovada rentabilidade por inúmeros estudos económicos a nível mundial. Por outro lado, há que aproveitar economicamente a conjuntura atual e as diretrizes europeias que cada vez mais fomentam o uso da bicicleta.

No esforço de revitalizar e dinamizar a Mata Nacional Barão de S. João, onde já existe um Parque de Merendas e alguns percursos pedestres implementados, sem falar de todo o seu passado histórico e pelo espaço agradável que é, este pinhal de pinheiro manso, com uma vasta extensão de acácias, a cerca de 10 kms de Lagos será a base estratégica do projeto “Centro de BTT de Lagos”. Este projeto pretende mostrar e dinamizar boa parte do interior do concelho.


informação

  • Disponível em breve


     

  • Primavera/Verão:

    Todos os dias das 9h00 às 19h00

    Outono/Inverno:

    Todos os dias das 9h00 às 17h30


mapa de localização


Equipamentos e serviços

  • WC
  • Lavagem de Bicicletas Gratuita

  • Oficina Self-Service

mapa geral de percursos

percursos

p1 verde

Percurso circular integralmente realizado na Mata Nacional Barão de S. João. Percurso tranquilo muito fácil que permite conhecer toda esta mata de pinheiro manso. Já na parte final passa-se no Parque de Merendas onde pode relaxar um pouco.


DISTÂNCIA: 10,5kms

TEMPO: 1h a 2h

DESNÍVEL ACUMULADO: 200m

p2 verde

Percurso circular integralmente realizado na Mata Nacional Barão de S. João. Percurso tranquilo muito fácil que permite conhecer toda esta mata de pinheiro manso. Já na parte final passa-se no Parque de Merendas onde pode relaxar um pouco. A criação deste percurso, embora seja continuidade do anterior, aparentemente em tipologia de trilhos não traz nada de novo, mas será importante este existir para um praticante iniciante que já começa a ter mais alguma preparação física e pretende desfrutar de um pouco mais da sua bicicleta no "mato".

DISTÂNCIA: 18,6 kms

TEMPO: 1h30 a 2h30

DESNÍVEL ACUMULADO: 290m

p3 azul

Percurso circular, continuidade do percurso 2, sem dificuldade técnica que permite conhecer a zona envolvente à Mata Barão S. João, em região de montado algarvio, terminando com passagem pelo interior da aldeia.

DISTÂNCIA: 22,3 kms

TEMPO: 2h a 3h

DESNÍVEL ACUMULADO: 410m

p4 azul

Percurso circular, com um enquadramento geográfico diferente dos anteriores, desenvolvido a sul, numa zona mais plana, também realizado em caminhos sem dificuldade técnica. O regresso faz-se por Bensafrim para também chegar ao final pelo interior da aldeia.

DISTÂNCIA: 29,1 kms

TEMPO: 2h30 a 3h30

DESNÍVEL ACUMULADO: 330m

p5 azul

Percurso circular na zona sul do concelho de Lagos e um percurso notável deste Centro de BTT. Ligação entre a montanha e a praia. Passa junto à Praia da Luz onde poderá vislumbrar o seu encanto.

DISTÂNCIA: 33,5 kms

TEMPO: 3h00 a 4h00

DESNÍVEL ACUMULADO: 500m

p6 vermelho

Percurso circular na zona norte da Mata Barão S. João, que permite descobrir parte da Serra Espinhaço de Cão, pelos seus caminhos tão típicos, chegando à Barragem da Bravura pelo lado oeste, fazendo-se o regresso pela Via Algarviana até Bensafrim. Pode-se dizer que este percurso não é técnico, sendo considerado difícil por algumas subidas mais duras e pela extensão.

DISTÂNCIA: 44,0 kms

TEMPO: 3h00 a 4h00

DESNÍVEL ACUMULADO: 690m

p7 vermelho

Percurso circular na zona sul do concelho de Lagos e um dos percursos mais interessantes deste Centro de BTT. Ligação entre a montanha e a praia, é junto ao mar, principalmente desde Praia da Luz até ao Burgau que os single-tracks junto ao mar aumentam a adrenalina desta aventura e farão as delícias dos mais betetístas mais tecnicistas.

DISTÂNCIA: 36,0 kms

TEMPO: 3h a 4h

DESNÍVEL ACUMULADO: 600m

p8 vermelho

Percurso circular em trilhos muito divertidos e emblemáticos na zona circundante a toda a Mata Nacional. O regresso faz-se pelo interior da aldeia, onde se pode recuperar no final desta aventura nos cafés de Barão de S. João, para se atacar a derradeira e emblemática subida dos "Bonecos" de Barão de S. João, que não deixam ninguém indiferente à sua passagem, seja pelo bom gosto artístico, originalidade, quantidade e até humor.

DISTÂNCIA: 39,5 kms

TEMPO: 3h30 a 4h30

DESNÍVEL ACUMULADO: 700m

p9 preto

Percurso circular na zona norte contornando a Barragem da Bravura pelas suas margens em trilhos rápidos e divertidos. Junto ao pontão da barragem, pode aproveitar para retemperar energias no café/restaurante ali situado para terminar esta grande aventura, num exercício perfeito que permite conhecer parte do interior do concelho de Lagos.

Distância: 66,2 kms

Tempo: 4h00 a 5h00

Desnível Acumulado: 1100m

ligações institucionais

Pesquisar

Contactos FPC

  • Rua de Campolide, 237
    1070-030 Lisboa
  • (+351) 213 802 140
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletter