Classificar centro

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 0.00 (0 Votes)

138 KM DE TRILHOS
4 NÍVEIS DE DIFICULDADE
4 PERCURSOS

Proença-a-Nova é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Branco, região Centro, sub-região do Pinhal Interior Sul e Diocese de Portalegre e Castelo Branco e sede de concelho, com cerca de 8 000 habitantes.

O Centro de BTT está instalado na Praia Fluvial da Fróia, encaixada num vale, na nascente da ribeira que lhe dá o nome, tendo no enquadramento paisagístico uma das mais-valias. Nas proximidades encontram-se as aldeias típicas de Pedreira e Oliveiras, onde dois artesãos trabalham ao vivo em xisto e verga. Moinhos recuperados, duas pequenas cascatas e extensos solários, com zona fluvial para os mais pequenos, contribuem para valorizar um espaço que além de condições naturais oferece uma zona de restauração com esplanada aberta todo o ano.

Das paisagens panorâmicas à passagem por aldeias típicas de xisto e recantos naturais a que o alcatrão não chega, não faltam razões e condições para a prática de BTT. São realizados regularmente eventos e provas dinamizados por associações locais, havendo também empresas de animação turística que oferecem soluções à medida de cada grupo ou visitante.


informação

  • 274 670 000

    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    39°47'25.6"N 7°50'18.7"W

  • Apenas a 11km de Proença-a-Nova. No IC8, sair para Sobreira Formosa, na Ex-EN233 e seguir até ao centro da vila. Aí seguir placas até à praia fluvial (Fróia)

  • Verão: 9h00 - 19h00

    Inverno: 9h00 - 17h00


mapa de localização


Equipamentos e serviços

  • Restaurante
  • Café
  • Praia Fluvial

  • Balneários c/Banhos Gratuitos
  • WC
  • Lavagem de Bicicletas Paga
  • Oficina Self-Service
  • Outras Atividades

mapa geral de percursos

percursos

p31 verde

Percurso circular com início e fim no Centro de BTT. O trilho contorna as margens da Ribeira da Fróia e passa na aldeia da Pedreira, Fróia e das Oliveiras. É o percurso mais fácil do centro, acessível a todos os praticantes da modalidade.

Distância: 6,8 km

Tempo: 45 min / 2h

Desnível Acumulado: 164 m

p32 azul

Percurso circular com início e fim no centro de BTT. O trilho contorna as margens da Ribeira da Fróia e passa nas aldeias da Pedreira e Sobreira Formosa. O percurso descreve um oito, permitindo assim mais opções de caminho. Continua depois em direção à Aldeia do Xisto da Figueira, passando ainda por Pereiro e Oliveiras. Percurso de dificuldade moderada, excelente para quem se está a iniciar na vertente do BTT.

Distância: 19,3 km

Tempo: 2h a 3h

Desnível Acumulado: 517 m

 

p33 vermelho

Percurso circular com início e fim no Centro de BTT. Passa em Pena Falcão, Giesteiras Cimeiras, Figueira, Pereiro, Ripanço, Marcelino, Fróia e Oliveiras. O trilho acompanha a ribeira de Pena Falcão e de seguida a ribeira chão do Galego. Passando também pela ribeira da Fróia até à ribeira da Figueira. É um percurso difícil, mas compensado pela companhia permanente da água.

Distância: 32,3 km

Tempo: 4h a 6h

Desnível Acumulado: 847 m

 

p34 preto

Percurso circular com início e fim no Centro de BTT. Passa em Pena Falcão, Alvito da Beira, Cerejeira, Casal da Ribeira, Carregais, Chão do Galego, Giesteiras Cimeiras, Figueira, Vale de Urso, Proença-a-Nova, Amoreira, Casalinho, Atalaia, Pucariço, Porteleiros, Pedreira, Fróia e Oliveiras. O trilho atravessa vários pontos de interesse, tais como as praias fluviais da Fróia, Alvito da Beira e Cerejeira. As Portas do Almourão são um dos pontos marcantes do percurso, podendo pedalar na companhia dos grifos residentes. Este percurso espetacular revela-nos vales e ribeiras cheias de vida e cor. Percurso muito difícil, aconselhando-se uma boa preparação física.

Distância: 79,3 km

Tempo: 5h a 8h

Desnível Acumulado: 2324 m

 

ligações institucionais

Pesquisar

Contactos FPC

  • Rua de Campolide, 237
    1070-030 Lisboa
  • (+351) 213 802 140
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletter