Porto Moniz

Classificar centro

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (1 Vote)

26 KM DE TRILHOS 
4 NÍVEIS DE DIFICULDADE
7 PERCURSOS

O Fanal é um dos lugares mais emblemáticos do Concelho do Porto Moniz, fica situado entre a Ribeira da Janela e o Planalto do Paúl da Serra.

Sobejamente conhecido pela sua beleza ímpar e o seu bosque de Tis (Ocotea foetens) centenários, estes exemplares que resistem ao tempo remontam ao período anterior ao descobrimento da Ilha. Fazem parte da floresta Laurissilva classificada de Património Mundial Natural pela UNESCO.

Nos trilhos agora recuperados para o BTT poderá visitar o miradouro do Fio e apreciar a engenhosa instalação de cabos para o transporte de lenha para o Chão da Ribeira, pedalar ao lado da lagoa de Inverno do Fanal, ou, para os mais afoitos, percorrer todos os trilhos de Enduro que descem em direção à Ribeira da Janela. 


informação

  • Municipio de Porto Moniz: 291850180 / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / www.portomoniz.pt

    Clube Naval do Seixal: 962331271 / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / www.clubenavaldoseixal.org

  • Do Funchal, seguir pela VR1 direção Ribeira Brava. Ao chegar à Ribeira Brava, seguir pela VE4, direção a São Vicente.  Em S. Vicente seguir pela VE2 até à saída da Ribeira da Janela. O Centro fica do lado esquerdo logo após a saída.


     

  • Segunda a domingo: 09:00h / 18:00h


mapa de localização


Equipamentos e serviços

  • Café
  • Balneários c/Banhos Gratuitos
  • WC
  • Lavagem de Bicicletas Gratuita

  • Oficina Self-Service

mapa geral de percursos

percursos

PEC1 Azul

A pista azul, foi pensada de forma a ser apelativa a praticantes com pouca experiência e que querem iniciar-se na vertente de enduro, mas está adaptada a qualquer tipo de disciplina. Sem obstáculos de grande dimensão, o percurso destaca-se pela sua beleza paisagistica e enquadramento natural. Começa junto à lagoa do Fanal que dá nome ao mesmo.

DISTÂNCIA: 2,03 kms

DESNÍVEL: -223m

PEC2 vermelho

Um dos percursos mais antigos do Fanal, tem recebido provas de Enduro desde que estas se realizam na zona. Utiliza antigas veredas no seu inicio e foi reformulado para se tornar mais sustentável, mas ao mesmo tempo manter as suas caracteristicas mais marcantes. É o maior percurso especial de enduro alternando zonas rápidas com secções técnicas e divertidas.

DISTÂNCIA: 3,1 kms

DESNÍVEL: -278m

PEC3 Vermelho

É a mais curta das especiais de enduro. Em termos técnicos salientam-se os switchbacks no final. Começa numa zona conhecida por Curral Falso onde existe uma zona de picknicks.

DISTÂNCIA: 1,2 kms

DESNÍVEL: -131m

PEC4 vermelho

Percurso especial com muita variedade de terreno e vegetação involvente, percorre paralelo a um pequeno ribeiro no final. Termina na ER que faz ligação para a próxima PEC ou então de regresso à Ribeira da Janela.

DISTÂNCIA: 1,9 kms

DESNÍVEL: -236m

PEC5 preto

Este percurso caracteriza-se peos seus obstáculos naturais e zonas inclinadas. Quando molhado, o piso é bastante escorregadio e traiçoeiro. É rápido e com alguns saltos duplos.

Distância: 1,6 kms

Desnível Acumulado: -263m

Parceiros institucionais

Pesquisar

Contactos FPC

  • Rua de Campolide, 237
    1070-030 Lisboa
  • (+351) 213 802 140
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletter